26 setembro, 2022

Poemas para Custódia – autor Miguel Pedrosa

parte 1

Eu conheço tua história um pouco e um tanto, e do pouco conheço o permitido, de um tanto eu sei pelo sentido, do que sei perceber de longo tempo. Sei que alguns não conhecem no momento, do passado a longa trajetória, fragmentos cruéis de tua história, nem os pedaços de tuas alegrias. 

Das passadas que busco no caminho nos arquivos alegres da infância, dos momentos retidos na lembrança, sentimentos de amor e de poesia. Me parece ouvir a voz do sino anunciando o adeus dos falecidos, e as lágrimas dos seus entes queridos entre os muros cruéis do cemitério. 

Tua história tão cheia de mistérios e os sons cochichados dos segredos, escondendo a verdade dos enredos, enroscados nas sombras do esquecido, são passagens remotas de agonias, separadas no espaço das distâncias, mas que insiste pulsar entre as lembranças na memória de alguns sobreviventes. 

Hoje alegres os teus remanescentes, nos eflúvios alegres das baladas, nem sequer desconfiam que as calçadas e o solo que pisam distraídos, são registros de fatos esquecidos, são fantasmas de noites mal passadas. 

foto: Nadieth Medeiros
parte 2

Imponente tua torre se eleva, implorando dos céus os seus mistérios, de tua nave emana o refrigério para as almas famintas e sedentas, buscadoras de luz que se contentam com o perdão que vem do confessionário, não importa se vil ou perdulário, angariam de Deus a sua bênção. 

Pensamentos de mentes insondáveis, dos mistérios de virgens seduzidas, e os deslizes fatais de muitas vidas, resultaram em atos anulados, em resposta aos apelos confessados, conteúdos de puros sentimentos, assinados pelo arrependimento, saneando os efeitos do pecado. 

E às 18h, a hora das batidas em compasso sereno e respeitoso, o teu sino em ritmo melodioso, lança em tudo um manto sacrossanto. É a hora daquela Santa e Santa, a esposa daquele ser sereno, Mãe sagrada do Cristo nazareno, que dos anjos herdou o doce encanto. 

E assim na imponência dessa torre que implora dos céus os seus mistérios, és ainda o santo refrigério para as almas famintas e sedentas.

parte 3

E na hora dezoito dos mistérios, com as seis badaladas de um sino, em que anjos entoam doce hino sobre almas postadas em reverência, é aí que se mostram as ausências de Olívias, Anitas e Corinas, de Quitérias, Marias e Olindinas, dedilhando os segredos do rosário, transformadas em puros santuários, murmurando orações em bela rima. 

É a hora da prece e do perdão, evocando a beleza de um salmo: “paz na terra àqueles que são calmos, pois que são os herdeiros dessa terra!” diluindo rancores, ódio e guerra e hasteando a bandeira da esperança, assumindo a pureza da criança e implantando o brasão da harmonia. 

Esqueceram? – “vós sois o sal da terra e se o sal não salgar, como se salga?” São reflexos do Cristo em Sua saga de verdades, de dor e de paixão, um apelo aos traços de união que se deve implantar aqui e agora, não há mais tempo de espera ou demora, pois que urge implantar o reino eterno. 

E é na hora dezoito dos mistérios que as Olívias, Anitas e Corinas, as Quitérias, Marias e Olindinas, vão pedindo a Deus paz e concórdia, e que o futuro reserve pra Custódia, as noções do que o Mestre nos ensina.

Por: Miguel Pedrosa
        Petrolina 26.02.201
2

5 comentários:

  1. Parabéns! Miguel, belo texto o seu. A cidade agradece. Um abração

    ResponderExcluir
  2. Tenho um CD de poemas de CHICO PEDROSA.Chico e Miguel Serão da mesma família?.
    Nas noites de insônia,daqui da Bahia, sintonizava o "Motoradinho" na Clube de Pernambuco.O programa esculachado ao extremo, era comandado por um tal de Elias Lourenço.
    Mandei buscar no mercado da Encruzilhada vários de Cds de repentistas recomendados por Elias, ente eles os poemas de Chico Pedrosa.
    Fernando Florêncio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir
  3. Fernando, o Elias Lourenço ainda está no ar, agora na Rádio Folha de Pernambuco 96,7. Ele é de Arcoveede, tem mais de 40 anos de rádio. Seu horário é que é ingrato: das 02:00hs às 05:00 hs da manhã, de segunda a sexta-feria. Como sertanejo autêntico, acordo cedo, e sempre escuto ele, pois só toca forró pé de serra autêntico.

    J. Melo

    ResponderExcluir
  4. Zé.
    Um programa escrachado como o de Elias, não poderia ser em outro horário.
    Me divertia, rindo sósinho de madrugada com as vinhetas do programa.Substituíram o Elias por um cara com o nome de bicha afrancesado com notícias policiais (acho que Claudinor)então nunca mais sintonizei a Clube.
    Fernando Florêncio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir
  5. Minha Custódia linda saudades.💖
    Lucia Marta Assis

    ResponderExcluir